Curso de Linguagem Cinematográfica

Publicado por em out 4, 2016 | 0 comentários


0 Shares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Shares ×

Quando: Toda quarta feira, mas a primeira aula será na terça-feira dia 11/10.

Responsável: Yugo Hattori

Duração: O curso terá a duração de 2 meses e meio

Horário: 19h30 às 21h30

Local: Rua Cerro Corá, 25 – Vila Romana (10 minutos do metrô Vila Madalena andando)

Vagas Disponíveis: 10

Valor: Gratuito

 

O curso tem como objetivo desenvolver independência de criação e linguagem a partir de um incentivo ao pensamento crítico em dinâmicas práticas e teóricas em aula. A proposta é bastante experimental com foco na autodescoberta e propõe ao termino do curso a continuação de um grupo de produção/estudos. As aulas serão dividias em 5 eixos temáticos com aproximadamente 2 aulas em cada:

– O olhar e o discurso – A força do olhar do diretor/fotógrafo/microfonista na construção de um discurso. Faremos análise de obras para tentar identificar quem fala. Essa forma de mostrar e olhar provavelmente é de uma diretora ou de um diretor? O que tentou valorizar? O que tentou dizer?

– Cinema, uma arte conjunta – Dinâmica de grupo e trabalho em equipe – A importância da construção conjunta e do trabalho em equipe. Qual a função de cada área? A partir de jogos iremos refletir sobre nossa função e participação em uma construção conjunta.

– Efeitos especiais – Amigos ou inimigos? – Não falaremos apenas de efeitos especiais, mas abordaremos o uso consciente de qualquer instrumento e técnicas em obras audiovisuais. Será discutido a importância da escolha não-arbitraria e as figuras de linguagem.

– Clima e sensações – Tentaremos entender ou, pelo menos, nos sensibilizar sobre a construção da atmosfera em um filme. A relevância da música, do som e de olhar para dentro para ser possível criar obras mais honestas e complexas.

– Quebras e contexto histórico – Neste último eixo abordaremos rapidamente uma parte da evolução da linguagem audiovisual (obviamente não conseguirei abordar uma história universal), mas com o objetivo de tentar entender os tipos de quebras e inovações que cada movimento procurou fazer. E por fim pensar em como prosseguir.

 

Requisitos: Não há requisitos. Todo material será disponibilizado na aula.

Inscrições: Para inscrição, mande um email de interesse para yugo.hattori@gmail.com com o assunto: “Inscrição para Curso de Linguagem Cinematográfica”

Enviar comentário

Ou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Shares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Shares ×